Você ainda não adicionou produto

Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$ 0,00
 

Atendimento:

(61) 3323-5772

Site Seguro!

100% seguro

Nomes de Pássaros Brasileiros

Existem cerca de 9.800 espécies de pássaros, aproximadamente, distribuídas por todos os Continentes. No Brasil foram registradas cerca de 1.800 espécies de aves.

São poucos estados brasileiros que designaram sua ave-símbolo. Em alguns estados existe decreto governamental. Em outros, são apenas a força da cultura e da observação popular, como por exemplo, o tuiuiú (Jabiru mycteria), ave símbolo do Pantanal Mato-Grossense (MT e MS).

Vamos citar aqui os pássaros-símbolo em alguns estados do Brasil:    

Acre - Uirapuru-verdadeiro, conhecido como arara-vermelha-grande, sendo a ave símbolo do Acre.

Amazonas - Uirapuru-comum, ocorre em toda Amazônia. Possui os pés grandes, plumagem pardo-avermelhada, laranja, entre outras cores. Vive em quase toda a região amazônica brasileira.

Bahia - Curió (Oryzoborus angolensis) é uma ave passeriforme da família O macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, sendo a parte interna das asas na cor branca. Criado em cativeiro, presta-se a torneios de canto.

Ceará - Jandaia (Aratinga jandaya), é um pássaro quem mede 30 cm de comprimento e pesa 130g. Apenas com a cabeça e partes inferiores laranja, tendo o manto verde.

Espírito Santo - Beija-flor, é um pássaro que tem a grande necessidade que os beija-flores têm de um alimento energético de rápida utilização, como o néctar, que contém carboidratos em concentração variável em torno de 15 a 25 por cento, é possível atraí-los para fontes artificiais de soluções açucaradas, os chamados "bebedouros" para beija-flores. 

Maranhão - Sabiá-da-praia (Mimus gilvus). Possuem a cabeça e dorso cinzentos a face branca com uma máscara negra nos olhos. A parte inferior é branca e as asas são negras com duas barras brancas e bordas brancas nas remiges.

Paraíba - Avoante, Pomba-de-bando (Zenaida auriculata), essa espécie de pomba chega a medir até 21 cm de comprimento, com o dorso pardo, cabeça com duas faixas negras laterais, e manchas negras nas asas.

Paraná - Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) mede aproximadamente 40 cm de comprimento, de coloração geral azul vivo e preta na cabeça, na parte frontal do pescoço e na superior do peito. Machos e fêmeas têm a mesma plumagem e aparência embora as fêmeas em geral sejam menores.

Piauí - Surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui)

Rio de Janeiro - Tucano-de-papo-amarelo

Santa Catarina - Araponga (Procnias nudicollis),

São Paulo - Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), mede 23 cm de comprimento, tem o bico reto de cor amarelo-oliva, as patas cinza, o olho negro circundado finamente de amarelo e a penugem do dorso de um tom uniforme marrom-acinzentado. A garganta é esbranquiçada rajada de marrom, o peito é cinza-pardo, que vai mudando para um alaranjado opaco no ventre. O ninho é feito entre setembro e janeiro

Sergipe - Corrupião, também chamado de Sofrê (Icterus icterus jamacaii), seu canto é muito melodioso e possui a capacidade de imitar cantos de outras aves, além de sons musicais.

Fabricantes Destaques: