Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$ 0,00

Cuidados com canários vermelhos: Cantaxantina

Os canários que possuem o fator vermelho no sangue são parentes (distantes) do pintassilgo da venezuela, uma ave que por natureza é vermelha e preto. A cor vermelha não existe no canário silvestre, sendo obtida no canário doméstico a partir do cruzamento híbrido entre o macho do Cardinalito da Venezuela e a fêmea do canário.

O Cardinalito tem na sua herança genética o gene vermelho que lhe permite receber o carotenóide vermelho (cantaxantina), contido em determinados vegetais.

cuidados com a cantaxantina:

Um dos organismos envolvidos no processo de transformação e assimilação do pigmento é o fígado. É onde ele é armazenado e transformado antes de passar para o sangue e através da pele, penas, de modo que um desvio de corantes pode danificá-la. Para evitar isso, além de doses grande medida deve dar o pássaro um protetor do fígado.

Como estamos a falar de um carotenóide, a sua assimilação só terá interesse durante o período da muda da pena, quando a cor vermelha do canário desaparece.

Para esses canários você pode oferecer Cantaxantina que é um produto natural. Ele intensifica o vermelho do pássaro e dá uma cor mais uniforme.

Onde comprar cantaxantina



Você pode oferecer à fêmea que está alimentando os filhotes e dessa forma realçar o vermelho dos bebês que estão se desenvolvendo. Existem diversos produtos com cantaxantina no mercado, mas é importante lembrar que APENAS CANÁRIOS COM FATOR VERMELHO devem consumi-lo. Caso contrário você pode estragar a cor dos outros canários.

Os criadores que possuem diferentes cores de canário costumam deixar as gaiolas com cantaxantina sempre abaixo das demais, pois um pouco dela que caia em outra gaiola pode ser suficiente para alterar as cores das matrizes.

Os canários deste fator dividem-se em 2 grupos, vermelho e alaranjado, que por sua vez também se dividem em outros 2 grupos, os de fundo claro (Lipocrómicos) e fundo escuro (Melânicos).

Além da cataxantina em pó na ração e da ausência do banho de sol, os canários vermelhos devem ingerir pimentão vermelho COM SEMENTES. 

O pimentão vermelho possui um componente que ajuda a realçar a cor dos canários que possuem o fator vermelho. Este componente está ainda mais forte nas sementes do pimentão que, ao contrário das outras sementes, não é tóxica para aves.

Para melhorar a intensidade do fator vermelho deve-se adicionar à farinhada um pouco de cenoura ralada na proporção de 50 gramas para 200 gramas de farinhada!

 

Fabricantes Destaques: