Você ainda não adicionou produto

Nenhum produto no carrinho.

Subtotal: R$ 0,00
 

Atendimento:

(61) 3323-5772

Site Seguro!

100% seguro

Como fazer ninho de coleiro

Muitas pessoas gostam de ter algumas espécies de passarinhos, onde na maioria das vezes acabam criando viveiros incríveis para habitar essas pequenas criaturinhas cantantes. O que muitos não sabem é que cada espécie exige um tipo de casa diferente, onde o ninho de coleiro também deve ser diferenciado.

Para criar estes tipos de passarinhos, é necessário que você deixe o seu habitat o mais semelhante possível ao que eles viveriam na natureza, deste modo o coleiro irá se adaptar bem mais facilmente a nova casa e por isso é ideal saber como fazer ninho de coleiro.

Saiba um pouco mais sobre o coleiro

Inicialmente é importante que você entenda um pouquinho mais sobre a espécie para poder fazer o ninho de coleiro. Este passarinho, também conhecido como Papa Capim, Coleirinha, Coleiro Tuí Tuí ou Papa Arroz, é uma espécie de pássaro brasileiro que é bem difundido em quase todas as regiões de nosso país, exceto no Nordeste e na Amazônia.

Seu nome científico é Sporophila Caerulescens. Este nome acaba fazendo uma certa referência em relação a alimentação feita pelo pássaro, onde significa: “Aquele que tem preferência ou gosto pelas sementes”.

É importante ressaltar que é permitido ter esses tipos de pássaros em casa, porém deve-se ter uma autorização registrada juntamente com a liberação do IBAMA. Deste modo, você deixará tudo legalizado e não terá futuros problemas com o seu coleiro.

Mesmo sendo um pássaro bem cantante, o coleiro necessita de uma outra companhia, podendo até mesmo morrer por se sentir só. Por isso, nunca crie esta espécie sem um parceiro, principalmente ao fazer um ninho de coleiro, pois eles priorizam muito a companhia.

Alimentação de um coleiro

O coleiro possui a sua alimentação basicamente feita por sementes. Esta espécie adora as sementes de gramíneas onde a braquiária acaba sendo a sua preferida.

No cativeiro, uma mistura de sementes é ideal para o seu Coleiro, podendo conter painço e alpiste. Eles também gostam muito de couve, jiló, cenoura, almeirão, espinafre e legumes no geral.

Confira aqui os alimentos ideais para seu Coleiro:

Fazendo um ninho de coleiro

Conhecendo um pouquinho mais sobre este pássaro, fica bem mais fácil aprender como fazer ninho de coleiro, que basicamente consiste em um formato de cumbuca. Muitas pessoas optam por comprarem pronto, pelo fato de ser economicamente acessível e mais prático, já outros, preferem produzir manualmente.

Caso você deseje fazer um ninho de coleiro inicialmente escolha o material a ser usado, onde o sisal acaba sendo a melhor escolha. Posteriormente você deverá deixa-lo bem firme e sem buracos aparentes, trançando corretamente até que feche o formato da uma cumbuca.

Para finalizar, você pode fixar um arame em sua parte de trás, para que possa prender fixamente na gaiola ou viveiro.

É importante ressaltar que quando for a época de reprodução das fêmeas, você deve disponibilizar materiais dentro do cativeiro para que ela possa fazer o seu próprio ninho de coleiro, caso contrário ela não irá procriar.

Agora que você já sabe como fazer ninho de coleiro, nunca se esqueça que seu pássaro precisa de muito cuidado, carinho e companhia. Lembre-se de mantê-lo em um ambiente ideal, com sombra, água fresca e de proporcionar a ele uma alimentação saudável.

Fabricantes Destaques: